sexta-feira, 25 de abril de 2008

Objeto de pesquisa: Vitrines de lojas de moda feminina.

Escolhemos, três vitrines para serem analisadas, pela tarefa proposta em sala de aula, abaixo o nome das três grifes pesquisadas:

1- Luigi Bertolli




2- Equus



3- Farm


• Discurso
Em todos os casos, percebemos muito requinte e cuidado na montagem das vitrines, exprimindo a imagem de uma loja limpa, atualizada e moderna. Com essa linguagem, as lojas refletem a imagem de uma mulher de boa condição financeira, jovial e preocupada com sua boa aparência e beleza, inteirada com a moda. Dentro das particularidades das vitrines, percebemos:
LUIGI BERTOLLI - Trata-se de uma vitrine voltada para o Dia das Mães, demonstrando que embora Mãe, a mulher pode ser muito jovial e antenada com o mundo da moda; faz alusão aos salões de beleza com poltrona de espera e secador de cabelos.
EQUUS - A vitrine em questão dialoga com a mulher moderna com elementos de época. Utiliza peças do cenário urbano, como o banco de praça e poste de iluminação em estilo retrô, indicando que a loja vende roupas para o lazer, para saídas com amigos e pessoas de seu convívio social, sempre lembrando que a consumidora carregará consigo a aparência moderna e bem vestida. , além de apresentar um símbolo que faz alusão à música, logo, trata-se da mulher bem vestida para a noite.
FARM - A vitrine dialoga com a mulher jovem, apresentando manequins com roupas da moda atual em concordância com o painel localizado logo atrás em tons de marrom e vinho, com símbolos lúdicos, estrela, coração e pena. Logo, percebemos que a loja dialoga com mulheres mais despojadas e mais novas que no caso das outras lojas, com um estilo não tão clássico. Exprime um estilo mais diurno, para o dia a dia.
• Vitrine X Espaço urbano
Como dito anteriormente, pelo grau de requinte e cuidado colocados em todas as três vitrines, percebemos ali um diálogo bem explícito com o ambiente urbano e social, principalmente na vitrine da loja Luigi Bertolli, que aparenta inclusive um ambiente londrino, europeu. Os elementos bem trabalhados e modernos são bastante contribuidores para essa conclusão, atentando-se que a mulher está sempre muito bem vestida, referindo-se em todos os casos para uma produção mais social.
• Materiais
LUIGI BERTOLLI - Painel em madeira com impressão em papel juntamente com elementos 3D (poltrona em couro branco e máquina de secar cabelos em material plástico)
EQUUS - Impressão em banner de lona, grade de madeira com símbolo de notas musicais e assoalho do mesmo material, banco de praça também em madeira e poste com iluminação em metal.
FARM - Placas de compensado fino tingidas, e algumas com pinturas dispostas em um mosaico.
• Tridimensionalidade
LUIGI BERTOLLI - A partir da criação de uma cena do cotidiano da maioria das mulheres. A exemplificação de um salão de beleza, por exemplo, utiliza elementos característicos deste espaço.
EQUUS - A partir da criação de um cenário do espaço urbano, que faz alusão a momento noturno, utilizou-se mais uma vez elementos que caracterizam aquele meio.
FARM – figuras impressas que fazem alusão a um ambiente vivido a noite
• Concluindo e comparando
Além do que já foi dito anteriormente, percebemos que a vitrine da loja Farm é voltada para a mulher mais de faixa etária mais jovial e procura roupas para o dia, enquanto que a loja Equus engloba tanto a faixa etária mais jovem até 40 anos, mas mais voltada para a vida noturna e mulheres mais despojadas. Já a loja Luigi Bertolli alcança uma faixa etária mais avançada, para mulheres mais sérias e clássicas, porém modernas. Todas com elementos finos e requintados, conquistando os olhos dos consumidores, sem muita poluição visual e com muita beleza.

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